Olá pessoal! O dia 21 de junho de 2022 marca o início do inverno, estação que exige bastante do nosso organismo. É a temporada das gripes, resfriados e narizes constantemente congestionados. Conversando com a Rô, que enfrentou recentemente uma forte gripe (um salve para nosso chá de gengibre com limão!), chegamos ao tema desta coluna: imunidade.
Sou terapeuta ayurveda e quando falamos nesta medicina milenar, estamos falando da sabedoria da vida, do entendimento de como a natureza funciona e utiliza esse conhecimento em favor da nossa saúde. Precisamos reatar essa conexão para, assim, restabelecer a nossa essência que vem da natureza.
Uma boa imunidade, de acordo com o Ayurveda, deve ser construída diariamente. Atingimos ela quando passamos a observar os nossos hábitos através da nossa Rotina Diária. Chamamos de Dinacharya os rituais diários que iremos construir para restabelecer a nossa saúde.
Sabendo disso, deixo aqui para vocês algumas dicas que aplico diariamente na minha família e com meus pacientes, para sempre manter a imunidade forte. CONFIRMA!
Além de dar cor e sabor aos alimentos de maneira muito mais saudável do que corantes artificiais, especiarias como a cúrcuma e a canela têm propriedades capazes de contribuir para o equilíbrio do nosso organismo. Experimente-as no preparo de sopas, cremes e mingaus!

1. Comece o dia raspando a língua
Raspar a língua na intenção de remover a saburra que se forma sobre ela principalmente à noite, por conta da escassez de saliva, é uma maneira de eliminar as toxinas que nosso corpo expurga. Criar este hábito é como realizar um detox todo dia, antes do café da manhã. Comece com uma colher. Posicione ela virada para baixo na base da língua e traga até a ponta, repetindo o movimento até que a língua esteja livre dessa “capinha branca”.
2. Evite a ingestão de produtos lácteos, derivados e com corantes alimentícios
Leite é um produto muito inflamatório e principalmente na época do inverno, pois aumenta a produção de muco no organismo. Se você não consegue viver sem, há no mercado opções à base de vegetais, como leite de aveia, castanha, amêndoas… e, inclusive, queijos e manteigas plant based. Minha colega colunista Loris Valim é natural chef e produz delícias que você pode encomendar aqui em @puraplantabr.
3. Aumente o consumo de especiarias mais quentes
Além de colorir de maneira natural os alimentos, a cúrcuma tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antibacterianas e digestivas. O gengibre, que ralado com limão resulta num ótimo chá, também é anti-inflamatório, analgésico e auxilia no alívio de dores de cabeça. A canela combate gases no intestino, também é anti-inflamatória, antioxidante e auxilia na redução do colesterol. A pimenta alivia a congestão nasal, atua como desintoxicante do sangue, acelera o metabolismo, entre outros benefícios que tem sido cada vez mais estudados.
Você pode colocar estas especiarias em sopas, cremes, mingau ou como desejar. Refogados ficam uma delícia!
4. Potencialize suas fontes de ferro
Folhas verdes, brócolis, couve, tâmara, damasco, uva passa, ameixa, sementes de abóbora, lentilha, castanha, feijões e aveia são alimentos ricos em ferro, mineral com função essencial no organismo. Cabe a ele auxiliar na formação de células sanguíneas e auxiliar na produção de hemoglobina, substância responsável por transportar o oxigênio no sangue. Uma alimentação equilibrada irá prevenir anemias, infecções e o cansaço.
5. Jante leve e durma cedo
No Ayurveda, orientamos que a hora de jantar deve ser entre 18h e 20h, pois a hora ideal de dormir é até 22h, ou seja, duas horas antes de irmos para cama devemos consumir a última refeição, para que a digestão esteja completa e não perturbe o sono. E no inverno, sopas e cremes são uma ótima pedida. Simmm, sopa é janta, viu? kkk
6. Descanso após as 18h
A filosofia ayurveda nos ensina a nos guiarmos pelo nascer e pôr do sol. Quando o sol nasce, o nosso corpo deve iniciar suas tarefas. Por exemplo: se alongar ainda na cama, raspar a língua antes de comer ou beber qualquer coisa, observar o clima lá fora, meditar, caminhar, se nutrir e ir para o trabalho.
Da mesma forma o pôr do sol pede recolhimento, então, tente terminar as atividades, descansar, relaxar, jantar e ir para cama.
7. Pegue sol e movimente-se
Se expor diariamente uns 10 minutos no sol pela manhã irá aumentar as defesas do organismo e auxilia na produção de vitamina D, indispensável para a absorção de ferro no organismo.
Realizar caminhadas diariamente te garante um momento de conexão, bem-estar e o sistema circulatório funcionando perfeitamente.
Viu só como não é nada complexo ou difícil incluir hábitos que vão te ajudar a manter o corpo mais forte e imune a gripes e resfriados no inverno e nas trocas de estações? Se achar difícil, comece com uma prática por vez. O importante é começar.
Gratidão, queridos! E, qualquer dúvida, meus contatos estão logo aqui embaixo!
Grande abraço, Ariane!

agni alimentação saudável autoconhecimento Ayurveda detox Dinacharya doshas inverno maternidade nutrição rotina