Quando entrei em contato com a Roberta e ela me pediu para falar um pouco sobre mim para vocês, descobri como é difícil falar de nós mesmas, de contar como o processo até aqui me transformou na “persona” que escreve esse breve texto. Pois bem, eu sou a Gilliane Hoehr Clavé Baggio, um nome um tanto comprido que se assume como Gilliane Baggio e, para resumir ainda mais, a Gi. Sou formada em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Licenciatura em Matemática (Universidade Cruzeiro do Sul). Ainda jovem, durante a faculdade, pensava em fazer doutorado na minha área, passar num concurso e ser professora universitária. Cheguei a fazer mestrado, mas me sentia tão deslocada e estressada, que via que não estava chegando a caminho algum!
No mês em que entreguei minha dissertação (agosto de 2019), nasceu minha maior motivação, aquele que me fez refletir sobre tudo que aconteceu comigo até aqui: o Francisco. A partir desse “marco fundamental”, tudo começou a mudar! Agora, eu sabia onde queria chegar! O doutorado não fazia mais sentido e eu precisava dar um passo para iniciar a construção de um sonho, uma profissão que eu idealizava lá na faculdade, mas achava que não seria possível realizar. Então, iniciei a graduação em engenharia civil a distância (2020), focada no desejo de ter uma profissão que me permitisse ficar o mais próximo possível com meu filhote.
Estava determinada a trilhar um caminho que viabilizasse fazer “meu horário”, que possibilitasse usar o tempo a meu favor, e a engenharia parecia ser a escolha acertada. O concurso público que tanto almejava já não tinha espaço nessa nova vida. Com essa premissa, iniciei uma jornada que já fazia inconscientemente: a decoração de ambientes! Com os conhecimentos que fui adquirindo (e que ainda adquiro) na engenharia, comecei a cursar Designer de Interiores. Nem preciso dizer que me apaixonei por esse universo! E que maravilha ser autônoma! Compreendi a fundo essa palavra que é dita de uma maneira tão negativa por algumas pessoas. Comecei a ter autonomia sobre meu tempo e meu planejamento. E todo esse processo foi uma delícia! Por vezes, um pouco árduo, me senti um pouco perdida, mas me resgatei com uma perspectiva de um futuro brilhante!
Espera que tem mais um bônus nessa história toda (super resumida): iniciei a prática de mesa posta. Eu sou muito apaixonada por receber as pessoas para café da tarde e comemorações especiais em casa e sempre decorei com muito afeto as mesas para essas recepções. Um belo dia (e que belo por sinal) lendo sobre decoração, descobri que decorar mesas é uma profissão e que tem conquistado o mundo desde a pandemia. Então, aprofundei os estudos em regras de etiqueta e roupas de mesa e hoje, com um belo sorriso no rosto e uma bagagem de estudos incrível, sou a Gilliane Baggio, Designer de Interiores & Mesa Posta. Além de levar meu conhecimento e técnica para os clientes, também transformo ambientes e mesas para conectar famílias e aumentar a autoestima das pessoas.
Se, no meio do meu caminho, eu tivesse palavras tão lindas e motivadoras e pessoas que pensam no coletivo, assim como a Roberta e essas mulheres maravilhosas que por aqui comunicam, meu caminho teria sido um “pitito” mais leve!
Hoje, com 35 anos (quase 36), olho para trás e vejo que me transformei na mulher que sempre quis ser! Estou onde quero estar! Tenho tempo de qualidade com meu filho e meu marido, pois a profissão que escolhi me permite ser eu mesma e fazer algo que estava lá (no inconsciente) o tempo todo.
Estou aqui para comunicar e compartilhar o que me tornei e o que sou e te dizer que o mundo funciona melhor quando nos damos as mãos! Se, no meio do meu caminho, eu tivesse palavras tão lindas e motivadoras e pessoas que pensam no coletivo, assim como a Roberta e essas mulheres maravilhosas que por aqui comunicam, meu caminho teria sido um “pitito” mais leve.
designer de interiores etiqueta maternidade mesa posta processos realização pessoal transição de carreira vida leve