No post vizinho (Elas Comunicam: o poder transformador de sermos protagonistas das nossas histórias), contei pra vocês como será a participação das minhas colaboradoras aqui neste espaço, além de explicar os motivos que me levaram a fazer do site Roberta Comunica uma egrégora, e não um monólogo.
Pois aqui vou contar pra vocês um pouco do que pretendo compartilhar.
Antes, porém, um preâmbulo (porque eu sou dessas e porque aqui não tem limite de caractere!):
A pandemia promoveu uma verdadeira revolução em mim. E acho que, quem não passou por isso tava em outro planeta, hein?
Teve choro, bloqueio criativo, um ensaio para um “ano sabático” inexequível para uma capricorniana de carteirinha… e teve o despertar para a busca de autoconhecimento.
Essa jornada é longa e sei que estou só no primeiro trechinho, o que já foi suficiente para apontar novas rotas.
Foram 20 anos dedicados ao Jornalismo raiz, aquele que um dia existiu dentro das redações, sabe? Treze deles, na lida diária de produção e edição de notícias para grandes veículos do Sul do País. Outros sete em publicações especializadas em calçado.
De tudo que vivi, de todas feiras e eventos que frequentei dentro e fora do País, o que ficou foram as amizades das centenas de pessoas com as quais convivi e pude estabelecer laços muito precioso, que me encorajaram a seguir em carreira solo.
Minha primeira marca/empresa fora do corporativo, a RP Comunicação e Conteúdo, nasceu da vontade de experimentar ser dona do meu negócio. Foram três anos de jobs lindos para diferentes marcas, parcerias importantes e novos aprendizados.
Mas eu sentia que seguia no piloto-automático… que faltava essência, espontaneidade, minha verdade! Notei que eu seguia “sendo demandada” e isso vinha me gerando ansiedade e muitas inseguranças. Eu queria entregar algo meu pro mundo!
Nunca duvidei da minha vocação para comunicar. Sempre entendi o Jornalismo como uma ferramenta essencial para a transformação social e de espaço de fala para quem se vê à mercê do sistema.
Tem um tempo que voltei a me conectar com a Roberta ainda criança que, muito emotiva e sensível, encontrou na escrita um meio de expressão e comunicação de seu universo particular com o mundo exterior. Portanto, tem uma Robertinha em mim sedenta por esse espaço de escrita livre.
E o Roberta Comunica vem para resgatar essa menina de olhos brilhantes e acolhedores, apaixonada pela vida, pela natureza, pelas pessoas.
Entre os assuntos que vocês vão ler muito por aqui, pois se tornaram bandeiras e hoje fazem parte do meu estilo de vida estão:
SORORIDADE – Eis uma pauta que me desassossega e que tem me levado para leituras muito transformadoras. Em breve, conto novidades a respeito das minhas pesquisas e aonde tudo isso vai dar!
BELEZA NATURAL – Se você me acompanha nas redes sociais e me conhece há um tempinho, já sabe a cosmetologia natural mudou minha pele e restaurou minha autoestima. Se hoje eu me sinto segura pra apresentar eventos, fotografar, gravar vídeos… é porque descobri produtos (e pessoas) que me ajudaram a encontrar um novo caminho em direção a um ponto de equilíbrio coerente com meus valores. O que nos leva ao próximo tópico….
CONSUMO CONSCIENTE – Desde que nos mudamos pra Santa Maria, senti muita vontade de reduzir desperdícios, produzir menos lixo, compostar… Passei a estudar o assunto, fazer cursos e buscar alternativas pra que a gente consiga gerar o mínimo de impacto possível. Mas aviso que estou beeem longe do que desejo… e não pretendo desistir de ter minha casa sustentável! Me aguardem!
MODA CIRCULAR – Eu AMO brechó, moda vintage, herdar peças de família. Já fui fashion victim tão logo as fast fashion brotaram, mas hoje procuro escolher com muito critério as marcas pras quais vou direcionar meus pilas. Elas precisam ter um propósito muito claro e real de sustentabilidade, e que bom que temos MUITOS empreendimentos, essencialmente criados por mulheres, que atendem a esses pré-requisitos.
Dei uma palhinha do que vem por aí, mas eu tô sempre com o radar ligado no zeitgeist, ou seja, no “espírito do tempo”, e pretendo trazer pautas fresquinhas, sempre com meu olhar de quem vive e respira conteúdos e é apaixonada por análise de comportamento!
Gostou?
Então vem!
bjs da Rô!
beleza natural consumo consciente etarismo jornalismo; escrita terapêutica maternidade moda sustentável Roberta Comunica