Ayurveda, em sânscrito, significa conhecimento da vida. Tem sua origem há mais de 5 mil anos na Índia. Conheci a medicina ayurvédica em uma fase da vida em que estava em busca de autoconhecimento para aplicar à alimentação. Nem preciso dizer que foi amor à primeira vista! Comecei a devorar vídeos, livros, acompanhar profissionais que são referência no assunto nas redes sociais… enfim, foi revolucionário!
O que mais me atraiu foi a questão dos cinco elementos básicos da natureza: espaço (ou éter), ar, fogo, água e terra. Eles estão presentes tanto nos alimentos, quanto na nossa compleição física. Ao se unirem em duplas, formam os “doshas”, nossos humores biológicos ou expressões fisiológicas dos cinco elementos. É por isso que, quando conhecemos alguém que já fez alguma consulta com especialista ayurveda, vamos ouvir que ele é “vata-pitta”, ou “pitta-kapha”, por exemplo. Pitta representa fogo e água; vata por espaço e ar e kapha por água e terra.
Quando há algum desequilíbrio em nosso organismo ou mesmo alguma doença, dizemos que nosso dosha está em desarmonia. Ao conhecermos nossas características e com auxílio de um profissional com conhecimento ayurveda, é possível, a partir da mudanças e hábitos e de uma alimentação direcionada para nosso dosha, restabelecer o equilíbrio e ter uma vida mais feliz e saudável. O grande diferencial da ayurveda, pra mim, é o fato de que podemos prevenir doenças, evitar que se instalem, a partir da mudança de hábitos e do autoconhecimento.
Dito isso, eu ensino que para se ter saúde é preciso alinhar os quatro pontos principais da nossa vida, que são: sono, alimentação, exercício e tranquilidade. Sempre amei a área da saúde e foi essa busca pela qualidade de vida que me levou a realizar a formação na Medicina da longevidade, ou seja, o Ayurveda.
Percebo uma linda interação entre os estudos de ambas áreas de conhecimento e isso qualifica ainda mais o meu trabalho. Vejo isso na prática, no resultado dos atendimentos, quando meus pacientes apresentam uma grande melhora e satisfação.
Maternidade
Com muito orgulho e amor, sou mãe de três lindezas que se chamam Isabela, Vicente e Bento! São minhas alegrias, junto do meu esposo, Moisés, e de nossos cinco pets (dois cachorros e três gatos). Ou seja, somos uma grande família!
agni alimentação saudável autoconhecimento Ayurveda doshas maternidade nutrição