Viajar é mais do que um hobby para mim. É a forma que tenho de me conectar comigo mesma e de explorar a vasta cultura que me rodeia. Pelas minhas contas, já são 27 países visitados (contando com o Vaticano). Sempre acreditei que viajar nos enriquece em um grau que poucas experiências conseguem, nos torna pessoas mais abertas para o novo, mais tolerantes e, claro, mais felizes! Só que a pandemia acabou com meus planos de viagem (sim, tenho planilhado todos os destinos que pretendo conhecer nos próximos 10 anos) e fez com que eu tivesse que mudar um pouco o rumo das coisas…
A gente sempre tem aquela desculpa de que é caro viajar aqui ou que o país é muito grande e se é pra ficar 8 horas em um avião eu vou pra Europa. Pensando assim, perdi tempo demais e descobri o Brasil tarde.
Em 2020 eu iria realizar o que talvez seja meu maior sonho como viajante: conhecer o Japão. Depois de meses de planejamento e economias compramos as passagens e reservamos os hotéis. De quebra ainda incluímos uma
passadinha por Seul, na Coréia do Sul, e em São Francisco no nosso retorno ao Brasil. Enfim, o roteiro perfeito para realizar meu sonho.
Mas o mundo tinha outros planos pra mim e a pandemia nos fez cancelar tudo e mudar um pouco nosso foco. Se antes a gente sempre priorizava conhecer o mundo, agora iríamos focar no Brasil que eu conhecia muito pouco.
Sim, uma vergonha absoluta. A gente sempre tem aquela desculpa de que é caro viajar aqui ou que o país é muito grande e se é pra ficar 8 horas em um avião eu vou pra Europa.
Pensando assim, perdi tempo demais e descobri o Brasil tarde. Mas antes tarde do que mais tarde, não é mesmo?! Nesses últimos dois anos conheci a Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, Minas Gerais e já estou com planos de fazer uma trip passando por Fortaleza, Ceará, Piauí e Maranhão.
É doido como o Brasil é um país tão diferente e ao mesmo tempo tão igual. Andar pelas ruas dessas cidades me fez perceber que às vezes a gente busca lá fora as maravilhas que não percebemos que temos aqui pertinho.
Ao longo das próximas semanas vou falar um pouco mais desses roteiros brasileiros para você se inspirar (seja sozinha, com amigos, com o marido) e planejar também explorar esse país maravilhoso que vivemos e que não damos o valor que ele merece.
Brasil Europa hobby planejamento roteiros brasileiros sonhos turismo viagem